O que é a borracha?

O que é a borracha?

A borracha é um produto essencial na indústria e presente nas mais pequenas coisas no nosso dia-a-dia. Seja de origem natural ou sintética, a sua aplicação não tem limites.

Existem dois tipos de borracha: natural e sintética. Cada um possui as suas particularidades, gerando diferentes aplicações.

 

A borracha natural pode ser feita a partir do látex (seiva que é produzida por muitas espécies vegetais tropicais), sendo maioritariamente extraído da seringueira. Trata-se de um produto homogéneo por resultar de uma síntese bioquímica natural. No entanto, algumas das suas propriedades dificultam a sua utilização: fica dura e quebradiça sob o efeito do frio e mole e pegajosa no calor. É essencial, por isso, que passe por um processo designado por vulcanização, que melhora a sua elasticidade e mantém as suas propriedades e resistência à deformação.

 

A borracha sintética é um material fabricado, utilizando produtos químicos. É um material muito semelhante à borracha natural, mais barato e que pode ser submetido à vulcanização e possui maior resistência térmica, física e à abrasão. A primeira borracha sintética fabricada foi a SBR – elastómero de estireno-butadieno.  No entanto, ao longo do tempo, com a introdução de diferentes monómeros (pequenas moléculas que se ligam entre si), como o etileno ou o propileno, foram desenvolvidas outro tipo de borrachas sintéticas.

Atualmente, grande parte da borracha é de origem sintética, que pode ser usada para aplicações tão diversas como pneumáticos, adesivos e fitas, pavimentos de borracha, mangueiras industriais, juntas, componentes para sistemas de ligação borracha –metal e anti vibração, entre outros.