Tipos de borracha sintética e sua aplicação

Tipos de borracha sintética e sua aplicação

Há diferentes tipos de borracha sintética que, de acordo com as suas propriedades e características, são usados com diferentes fins. Destacamos alguns dos principais tipos de borracha sintética que poderá encontrar em muitos dos produtos comercializados pela A Central da Borracha.

 

Borracha de Estireno Butadieno - SBR

O SBR é talvez a borracha mais utilizada no mundo. Para além do seu baixo custo é flexível, tem boa resistência ao envelhecimento e boa resistência a baixas temperaturas. Muito utilizada na produção de pneus de carros de passeio.

 

Borracha Etileno/Propileno – EPM e EPDM

O EPM são compolímeros de etileno e propileno, e o EPDM resulta na adição de pequenas quantidades de um terceiro monómero.  As principais aplicações destas borrachas são na indústria automotriz (guarnições de para-brisas, janelas, palhetas), indústria da construção (guarnições de janelas, mangueiras, correias transportadoras, pisos, juntas), indústria química (revestimento de tanques, mangueiras e correias transportadoras), indústria do calçado (solas resistentes a baixas temperaturas), entre outras.

 

Borracha de Acrilo Nitrila Butadieno – NBR

O NBR tem um processo de fabricação semelhante ao do SBR. As características deste elastómero diferem muito de acordo com o teor e acrilonitrila. A principal utilização do NBR é na fabricação de artefactos resistentes a óleo e solventes, especialmente derivados do petróleo.

 

Borracha de Neoprene

Os neoprenes de uso geral podem ser divididos em dois grupos e as principais aplicações são correias, artefactos moldados, revestimentos de cilindros, impermeabilização, adesivos, calços, amortecedores, entre outros.  

 

Silicone

São borrachas que se caracterizam por suportarem bruscas variações de temperatura (de 80°C a mais de 300°C). As borrachas de silicone devem ser processadas em equipamentos totalmente isentos de compostos orgânicos, uma vez que estes contaminam e provocam defeitos no produto final.

 

Seja qual for a sua necessidade, A Central da Borracha tem a resposta mais adequada para si. Dispomos de uma equipa comercial atenta e informada, que lhe poderá prestar todos os esclarecimentos.