Tubos: plástico ou borracha?

Tubos: plástico ou borracha?

Quando se trata de escolher o tubo certo, há várias questões a ter em conta: para que fim é utilizado (indústria ou uso doméstico?), o tipo de produto que irá transportar (líquido, sólido ou gasoso?), a toxicidade do mesmo, as condições em que vai ser utilizado e o material do tubo.

Muitas vezes a grande dúvida pode mesmo residir na escolha entre a borracha ou o plástico, pois há muitos tubos que são utilizados para o mesmo fim, apesar de terem características diferentes.

Assim, há algumas dicas que o podem ajudar a saber o material certo para determinada aplicação ou fim. A Central da Borracha ajuda-o!

Os tubos de plástico são muito usados na indústria da construção, sobretudo em aplicações sanitárias, pois apresentam boa resistência à corrosão e boa flexibilidade, são mais leves e mais fáceis de limpar.

Os tubos de borracha são flexíveis, mais resistentes e duráveis e ideais para grandes diferenciais de temperatura.

Um primeiro aspeto a ter em conta é a temperatura da matéria a transportar. Por exemplo, se procura um tubo para vapor deverá procurar um tubo de borracha pois os tubos de plástico não aguentam temperaturas tão elevadas.

A toxicidade da matéria que passa no tubo é também importante. Se no tubo vai passar produtos abrasivos ou óleo, o plástico não é a opção pois é de fácil corrosão quando exposto aos mesmos.

Outro fator que deve ser levado em conta é a temperatura exterior. Se for um tubo utilizado no exterior e que esteja sob influência das condições climatéricas e intempéries, o ideal será escolher um tubo de borracha.

As condições e o local em que o tubo é utilizado poderão ser uma ajuda na escolha do material do tubo. Se precisa de um tubo para a piscina que flutue, a resposta é um tubo de plástico. Ainda que utilizado no exterior, estando em contacto com a água nunca vai estar exposto a temperaturas demasiado elevadas em dias de calor.

 

Seja qual for a sua necessidade, no website d’ A Central da Borracha, encontra as soluções mais adequadas.